Intempérie

Temporal causa problemas elétricos e prejuízos

Rajadas de vento e raios registrados desde a madrugada desta quinta-feira queimaram aparelhos elétricos e provocaram desabastecimento

Atualizada às 18h18min.

A quinta-feira (16) foi de bastante trabalho da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) em Pelotas para dar conta do atendimento a clientes afetados pelo temporal da madrugada. Durante o dia, equipes percorreram a cidade para fazer o atendimento a 500 pontos que amanheceram sem luz após a virada no tempo que causou raios, rajadas de vento e provocou uma queda brusca na temperatura.

Desde a manhã, os técnicos foram mobilizados no atendimento aos chamados de moradores de diferentes bairros e principalmente da zona rural, onde os estragos foram maiores. Segundo o gerente regional da CEEE, não houve falta de luz que afetasse ruas ou bairros inteiros, o que tornou o atendimento bastante pontual. "Não temos nenhum alimentador prejudicando uma região toda fora. São locais muito dispersos", avalia Alexandre Madruga de Ávila. Apesar da dificuldade, a previsão era de concluir todos os reparos até o final do dia.

Além da queda de luz, houve estragos também em aparelhos eletrônicos. Síndico no Residencial Largo Vernetti, no Centro, José Thomaz, 57, passou a tarde de quinta-feira contabilizando os prejuízos. Um raio próximo ao condomínio queimou uma placa da central telefônica, fontes de alimentação dos blocos, porteiros eletrônicos e câmeras de monitoramento. Danos estimados em mais de R$ 3 mil. "Não podemos esperar até o ressarcimento da CEEE, pois são itens essenciais para segurança e controle. O problema é que não é a primeira vez, em outros temporais isso já aconteceu."

Tanto Corpo de Bombeiros quanto Defesa Civil informaram que apesar do vento forte e da chuva, nenhum incidente foi registrado em Pelotas. Mesmo assim, durante a tarde de quinta agentes percorreram a cidade fazendo o monitoramento da situação.

Virada, mas sem tempo severo
A culpada pela mudança brusca no tempo após uma tarde de quarta-feira com máxima de 35,6ºC é uma frente fria com origem no Uruguai se instalou sobre o Estado. Embora na quinta ela tenha vindo acompanhada de temporal na Zona Sul e ventos que chegaram a 44 km/h durante a madrugada, os próximos dias serão menos severos.

Conforme a meteorologista Carina Padilha, do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas da Universidade Federal de Pelotas (CPPMet/UFPel), até domingo teremos dias com temperaturas mais amenas, inclusive com frio durante a manhã.

Para esta sexta-feira, o prognóstico é de chuva fraca e nevoeiro durante todo o dia. O sábado será de céu parcialmente nublado com pancadas isoladas de chuva e rajadas de vento de até 35km/h. Já no domingo teremos a volta do sol, quando os termômetros devem marcar entre 12ºC e 25ºC.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Distrito Federal começa a adotar a carteira de motorista digital Anterior

Distrito Federal começa a adotar a carteira de motorista digital

UFPel realiza mostra de cursos nesta sexta-feira Próximo

UFPel realiza mostra de cursos nesta sexta-feira

Deixe seu comentário